Uma Trajetória que Inspira

Jandaraci Araujo

De vendedora de salgados a conselheira de grandes empresas e instituições do terceiro setor, Jandaraci Araújo construiu uma trajetória marcada por superação, liderança e impacto social.

Com mais de 30 anos de experiência, ela reúne uma sólida atuação em estratégia, governança corporativa, finanças, sustentabilidade e inovação, sendo reconhecida pela capacidade de transformar desafios em oportunidades de crescimento e desenvolvimento organizacional.

Reconhecida por instituições como IBEF São Paulo, LIDE Global e ONU Mulheres, Jandaraci é hoje uma das principais vozes do Brasil em governança, liderança e ESG, destacando-se por sua habilidade em conectar visão estratégica, rigor técnico e propósito corporativo.

Sua atuação inspira empresas e líderes a adotarem práticas mais éticas, inovadoras e sustentáveis, fortalecendo a governança e a criação de valor no ambiente empresarial.

Conselheira experiente, Jandaraci Araujo atua nos boards de grandes empresas, institutos e iniciativas de impacto social. Especialista em governança climática, ESG e diversidade, sua trajetória é marcada pela inovação e pela construção de ambientes corporativos mais
estratégicos e sustentáveis.

É advisor do Capitalismo Sustentável Brasil e faz parte da curadoria do Chapter Zero Brasil, iniciativa global que prepara líderes empresariais para os desafios das mudanças climáticas. Professora no Insper e na PUCRS, colunista do Estadão e comentarista fixa do SBT News, também já foi voz em eventos estratégicos como G20, Pacto Global da ONU e outros fóruns de alto impacto.

Cofundadora do Instituto Conselheiras 101, Jandaraci impulsiona a presença de mulheres negras e indígenas na alta gestão. Também
atua como conselheira de museus e institutos culturais, como Museu Afro Brasil, Inhotim e Instituto Tomie Ohtake, unindo liderança e inovação a um olhar para o impacto social.

Mestre em Administração de Empresas pela FGV, com ênfase em Bioeconomia e Finanças Sustentáveis, conta com formação internacional em liderança, governança e sustentabilidade por instituições como UCLA Anderson, Kellogg School of Management, UBC
Sauder School of Business e EADA Business School.

Com quase 30 anos de mercado e mais de uma década entre os tomadores de decisão, é uma das poucas mulheres negras no alto escalão corporativo. Sua trajetória – de vendedora de salgados a conselheira de grandes empresas – é um exemplo de que a liderança pode e deve ser construída a partir de diferentes origens.

Na mídia: